De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), essa condição é mais comum em idosos e pode afetar significativamente a qualidade de vida de quem a sofre.
A IVC pode variar em gravidade, com sintomas que podem incluir inchaço nas pernas ou tornozelos, dor ou cãibras, varizes ou alterações na pele, até mesmo úlceras venosas, e sua prevalência aumenta com a idade.
Trump, de 79 anos, foi examinado por um médico para inchaço nas pernas e recebeu a prescrição da doença, anunciou a Mansão Executiva no dia anterior, e continua sendo um tópico de discussão na mídia local.
O presidente foi submetido a um “exame abrangente, incluindo estudos vasculares diagnósticos” pela Unidade Médica da Casa Branca, informou a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, divulgando uma avaliação feita pelo médico do presidente, Capitão Sean Barbabella.
“Ultrassonografias Doppler venosas bilaterais das extremidades inferiores foram realizadas e revelaram insuficiência venosa crônica, CID-9, uma condição comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos”, enfatizou o médico.
A análise foi realizada após Trump notar “um leve inchaço nas pernas” nas últimas semanas, acrescentou Leavitt, acrescentando que não havia “nenhuma evidência de trombose venosa profunda ou doença arterial” e que o estado de saúde do presidente estava “dentro dos limites normais”.
Trump também foi submetido a um ecocardiograma, que não encontrou “nenhum sinal de insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença sistêmica”, afirmou a porta-voz.
IVC é uma condição na qual as válvulas de certas veias não funcionam como deveriam, o que pode causar acúmulo ou estagnação de sangue nas veias.
Estima-se que 150.000 pessoas sejam diagnosticadas com essa condição a cada ano, e o risco aumenta com a idade.
Leavitt também explicou os hematomas detectados no dorso da mão do presidente, mas “isso é consistente com uma leve irritação dos tecidos moles devido a apertos de mão frequentes e ao uso de aspirina, que é tomada como parte de um regime padrão de prevenção cardiovascular”.
O fantasma que assombrava seu antecessor democrata, Joe Biden, já está começando a assombrar Trump. Sua idade e saúde dificultaram sua retirada da campanha eleitoral de 2024.
mem/dfm / fav