De acordo com os jornais Granma e Juventud Rebelde, Díaz-Canel comentou que a visita de Yong é “uma expressão das relações relevantes que nossas procuradorias mantêm e uma continuidade dos excelentes laços entre nossos países, que são especiais, de confiança e estratégicos”.
Eles também destacam que o chefe de Estado considerou os laços bilaterais como históricos, promovidos por seus líderes e sustentados pela capacidade de superar vicissitudes e desafios.
Para o presidente, é muito importante que ambos os Estados construam uma comunidade de futuro compartilhado e mantenham intercâmbios sistemáticos de delegações de alto nível, de acordo com os relatórios da imprensa.
Ele também descreveu como significativo o consenso alcançado com o presidente chinês Xi Jinping, com quem se encontrou em maio passado em Moscou durante as comemorações do 80º aniversário da Vitória sobre o Fascismo.
Os textos também afirmam que Cuba e China identificaram as principais áreas de colaboração, entre as quais a produção de alimentos, a energia e a segurança cibernética são áreas estratégicas.
Nesse sentido, o presidente da ilha afirmou que, como parte do estudo das opções de cooperação, “foi finalizado um importante pacote de ajuda emergencial integral da China a Cuba”, pelo qual expressou sua gratidão.
Por sua vez, Ying Yong também “agradeceu a Díaz-Canel pela recepção, que ele descreveu como uma grande honra” e afirmou que “sua visita retribui a estadia na China no ano passado de Yamila Peña Ojeda”, Procuradora Geral da República de Cuba.
Na reunião do dia anterior no Palácio das Convenções, “foi endossado o apoio chinês à luta de Cuba contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos e a inclusão da ilha na lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo, elaborada pela Casa Branca”.
Da mesma forma, “o apoio cubano ao princípio de uma só China e a condenação da interferência nos assuntos internos de nosso país irmão”.
Ying Yong está em uma agenda de trabalho em Havana, com o objetivo de fortalecer o trabalho institucional entre as procuradorias dos dois países.
mem/raj/bm