“Em cumprimento dos acordos de Istambul, na quinta-feira entregamos à Ucrânia outros mil corpos de soldados das Forças Armadas ucranianas”, disse Medinski, indicando que Kiev recebeu 19 corpos de seus soldados mortos.
A troca de quinta-feira marca o início do processo de transferência total de três mil corpos de soldados mortos.
A Rússia e a Ucrânia retomaram o diálogo direto na Turquia em 16 de maio, pela primeira vez em mais de três anos. Na primeira reunião, as partes concordaram em uma troca maciça de 1.000 por 1.000 prisioneiros, que foi concluída em três trocas sucessivas de 23 a 25 de maio.
Em 2 de junho, os dois países realizaram a segunda rodada de negociações, onde trocaram seus termos de referência para um cessar-fogo com vistas a um acordo de paz sustentável.
A Rússia também anunciou sua intenção de entregar à Ucrânia os corpos de 6.060 militares mortos, o que foi feito até 16 de junho.
Em 27 de junho, o presidente Vladimir Putin reafirmou que Moscou está pronta para realizar uma terceira rodada de diálogo direto com a Ucrânia, em local e data ainda a serem acordados. Ele também disse que a Rússia está pronta para entregar a Kiev quase três mil corpos de combatentes mortos.
npg/gfa/bm