“Por favor, recebam minhas mais calorosas felicitações por ocasião do 46º aniversário da Revolução Popular Sandinista”, diz a mensagem do chefe de Estado russo, cujo texto foi publicado na quinta-feira no portal oficial do Kremlin.
Na mensagem, Putin se refere à Nicarágua como um aliado confiável da Rússia na América Latina.
Ele também enfatizou sua confiança de que os esforços conjuntos continuarão a fortalecer totalmente as relações de parceria estratégica para o bem de ambos os povos e para o bem da construção de uma ordem mundial multipolar justa e democrática.
O líder russo desejou a Ortega e Murillo “boa saúde e sucesso na atividade estatal, e a todos os nicaraguenses”.
O aniversário da vitória da revolução é um feriado bancário da República da Nicarágua. Em 19 de julho de 1979, os combatentes da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) conquistaram a vitória sobre o regime do ditador Anastasio Somoza, cuja dinastia estava no poder há quatro décadas.
No final da década de 1960, teve início uma luta armada insurgente na Nicarágua, na qual a FSLN desempenhou um papel decisivo. Em 17 de julho de 1979, Anastasio Somoza fugiu para os Estados Unidos. Em 19 de julho de 1979, as forças da FSLN ocuparam Manágua, a capital da Nicarágua.
npg/gfa/bm