Domingo, Julho 27, 2025
NOTÍCIA

Malásia aprimora serviços de saúde com inteligência artificial

Kuala Lumpur, 17 de jul (Prensa Latina) O Ministério da Saúde da Malásia informou hoje que 156 clínicas estão equipadas com um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em nuvem, resultando em maior eficiência na assistência médica no país.

O projeto, impulsionado por inteligência artificial (IA), garante que 70% dos pacientes sejam atendidos em menos de 30 minutos.

O Ministro da Saúde, Datuk Seri Dzulkefly Ahmad, destacou que essa conquista faz parte das reformas digitais baseadas em IA que estão sendo implementadas pelo ministério.

Com essas reformas, a Fase 1 do sistema de Prontuário Médico Eletrônico também foi concluída, abrangendo cinco milhões de receitas médicas, 20 milhões de registros de vacinação e um milhão de registros odontológicos.

“Temos o prazer de anunciar que o Ministério da Saúde e o Google estão explorando uma colaboração estratégica para usar inteligência artificial para enfrentar os principais desafios de saúde do país”, disse o ministro.

Isso representa um passo fundamental para posicionar a Malásia como líder em saúde digital baseada em IA na região, acrescentou.

Dzulkefly Ahmad enfatizou que a Malásia está comprometida em promover a cooperação regional em governança de dados de saúde, uso ético de IA e desenvolvimento de capacidade digital transfronteiriça.

mem/asg/liz / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa