Na tela pequena, o filme será apresentado no próximo sábado, também às 14h, na revista “Una calle, mil caminos”, como parte das propostas do verão 2025 do Instituto Cubano de Rádio e Televisão.
De acordo com a sinopse publicada, a história gira em torno de Caleb, um adolescente do interior que sonha em se tornar um dançarino. Um evento perturbador e a perda de sua mãe marcam sua vida, enchendo-o de raiva e dor.
As informações acrescentam que, mesmo quando ele ganha a chance de começar a forjar sua carreira, o jovem fica dividido entre ser o que sonha e retribuir à sua família.
“Raíz” é um trabalho que começou a tomar forma há mais de dois anos e por meio do qual eu queria contar uma história universal com a qual diferentes públicos pudessem se conectar, levando em conta uma cidade do interior como cenário e a dança como caminho, sem ser a história de um dançarino, disse o diretor do filme ao portal Cubasí.
Martínez explicou que, para o papel principal, ele escolheu um ator com habilidades de dança e não um dançarino profissional, Darío Rivero, que quando criança começou no mundo da atuação e depois estudou dança na província de Matanzas.
Mais tarde, em Havana, Rivero continuou sua carreira de dançarino até ingressar no grupo de teatro Olga Alonso, onde, aos 15 anos de idade, foi recomendado ao diretor do filme para participar do elenco do personagem Caleb, papel que conquistou.
Também estão estreando nas câmeras Antuanet Medina, Mariam Muñoz, Adis Ortega e David Alejandro, que dividem o elenco com os atores consagrados Néstor Jiménez e Yazmín Gómez.
O novo telefilme tem René Macía como diretor de fotografia, Legna Oreja como diretora de arte e Yanet Mayén como produtora, de acordo com o site da Televisão Cubana.
npg/mml/bm