Um relatório da Agência para a Promoção Externa e Internacionalização das Empresas Italianas (ICE), publicado no site da publicação especializada StartupItalia, alerta que aproximadamente 140 mil empregos na Itália serão afetados pela imposição dessas tarifas comerciais pelo governo americano.
As exportações italianas para os Estados Unidos ultrapassam atualmente € 11 bilhões, e os setores mais expostos a essas novas tarifas são os de bebidas, metalurgia, farmacêutica, móveis, varejo e transporte, afirma o documento.
Enquanto isso, Alessandro Apolito, diretor de cadeias nacionais de suprimentos da Confederação Nacional de Agricultores Diretos (Coldiretti), disse à Fanpage que a medida, anunciada por Trump, pode causar prejuízos diretos de até € 2,3 bilhões ao setor agroalimentar italiano.
“Nossas empresas, que planejavam a produção para o mercado americano, já estão sendo afetadas pela suspensão de muitos pedidos”, disse o especialista, que se referiu à situação como uma verdadeira “tempestade perfeita”.
Os problemas são agravados pela convergência de preços mais altos, pedidos estagnados, a crescente comercialização nos EUA de produtos falsificados vendidos como italianos a preços mais baixos e a desvalorização do dólar, que penaliza quem exporta seus produtos para os Estados Unidos, observou Apolito.
mem/ort / fav