Havana, 16 jul (Prensa Latina) O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, confirmou que as dificuldades na gestão da receita em divisas continuam sendo o principal obstáculo à promoção dos planos e programas econômicos do país.
Aumentar a receita de exportações, incentivar o investimento estrangeiro, flexibilizar os negócios estrangeiros e manter a estabilidade do sistema financeiro nacional são indicadores de medidas que visam reverter a situação, explicou o chefe de governo. Ao atualizar os parlamentares reunidos para a Quinta Sessão da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento) sobre o andamento do plano do governo para reativar a economia, Marrero informou sobre a aprovação de 29 esquemas de autofinanciamento em moeda estrangeira para empresas exportadoras.
Ele também destacou a aprovação do uso de cartões pré-pagos nos setores empresarial, privado e estatal, bem como o pagamento de serviços em dólares a entidades e representações estrangeiras sediadas na ilha caribenha.
Ele enfatizou que os produtores agrícolas são pagos em moeda estrangeira para reabastecer seus suprimentos, e os atores econômicos que estabelecem vínculos com a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel têm a garantia de receber remuneração na mesma moeda.
Embora o governo cubano adote uma política geral de desdolarização, nas atuais circunstâncias, estão sendo tomadas decisões que respondem a uma dolarização parcial da economia, especificou o ministro. A ilha está implementando medidas para impulsionar o investimento estrangeiro, incluindo a simplificação dos processos de avaliação e aprovação de projetos e negócios, uma questão que tem gerado insatisfação entre os investidores, afirmou o Primeiro-Ministro.
Nesse sentido, ele também reconheceu a necessidade de aprimorar o funcionamento da Comissão de Avaliação Empresarial do Ministério do Comércio Exterior, cuja gestão tem sido criticada por excesso de burocracia e morosidade processual. Ele também enfatizou a necessidade urgente de aumentar a eficiência das agências de emprego para garantir acesso mais rápido ao emprego para empresas que operam com capital estrangeiro.
Marrero anunciou o teste de fórmulas para estimular o envio de remessas ao país, como a implementação de uma taxa de câmbio flutuante e a ampliação e diversificação dos métodos de recebimento das remessas dos destinatários.
ro/lld/ls