A assinatura do documento ocorreu no âmbito do encontro “Entre Notas Dominicanas e Sabores Hondurenhos”, realizado pelo Centro de Exportação e Investimentos da República Dominicana (ProDominicana), a Embaixada de Honduras em Honduras e o Conselho Dominicano de Investimentos (CNI).
Na ocasião, a diretora executiva da ProDominicana, Biviana Riveiro, destacou que, entre 2020 e 2024, o comércio entre a República Dominicana e Honduras atingiu US$ 937,7 milhões, com um crescimento médio de 8,0% nesse período.
Ele também observou que, entre janeiro e maio de 2025, o comércio já atingiu US$ 75,5 milhões, o que representa um aumento de 9,3% em relação ao ano anterior.
Riveiro especificou que entre os principais produtos dominicanos exportados para aquele território estão tabaco, medicamentos, fubá, têxteis, polímeros e outros bens agroindustriais de alto valor agregado.
Nesse mesmo contexto, o Ministro de Investimentos de Honduras, Miguel Medina, enfatizou que a renovação do acordo simboliza o compromisso com a construção de uma região mais competitiva, integrada e próspera.
“Honduras valoriza profundamente seus laços com a República Dominicana. Por isso, hoje celebramos o lançamento do nosso principal evento, Entre Notas e Sabores, uma iniciativa que não apenas promove o comércio e o investimento, mas também presta homenagem à identidade e cultura compartilhadas entre duas nações irmãs do Caribe”, disse Medina.
rgh/mpv/glmv