Em mensagem de felicitações divulgada aqui por ocasião das comemorações do 45º aniversário da vitória sandinista em 1979, Abbas acrescentou que esse processo revolucionário inspirou os povos que lutam por liberdade, independência e dignidade e incorporou os valores de justiça social, soberania nacional e a rejeição da hegemonia.
“Esses valores permanecem vivos na consciência dos povos livres, incluindo o nosso povo palestino, que continua sua luta legítima para alcançar seus legítimos direitos nacionais, entre os quais o direito à autodeterminação e a viver em um Estado Palestino independente com Jerusalém Oriental como sua capital”, afirmou.
O líder palestino também expressou seu profundo apreço pela posição histórica e firme da Nicarágua em apoio à justa causa do povo árabe em diversos fóruns regionais e internacionais.
“Isso confirma a profundidade dos laços de fraternidade e solidariedade entre nossos dois países e nossos povos irmãos”, enfatizou Abbas na declaração dirigida aos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo.
Ele parabenizou o povo e o governo desta nação centro-americana pelo feriado nacional, desejando-lhes saúde, felicidade e sucesso, e que a Nicarágua alcance ainda mais progresso e prosperidade.
rgh/ybv/glmv