A pesquisa mostra que, em vez da diminuição dos níveis de testosterona e outros fatores relacionados à perda do desejo sexual, as mudanças na saúde sexual masculina estão mais intimamente relacionadas a aumentos modestos nos níveis de açúcar no sangue e outras alterações metabólicas.
O estudo foi realizado entre 2014 e 2020 e incluiu 200 voluntários, homens saudáveis entre 18 e 85 anos, sem doenças crônicas como diabetes, câncer ou problemas cardíacos.
Os cientistas descobriram que níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo sem diabetes, podem afetar as ereções e a fertilidade masculina.
A principal conclusão sugere uma mudança na abordagem do tratamento clínico do envelhecimento masculino: fatores metabólicos, em vez da idade ou dos níveis hormonais, podem ser a principal causa de problemas sexuais em homens mais velhos.
De acordo com o Dr. Michael Zitzmann, um dos principais autores do estudo, os homens podem tomar medidas para preservar ou revitalizar sua saúde reprodutiva com escolhas de estilo de vida adequadas e intervenções médicas.
Ele citou essas medidas como controle de peso, dieta balanceada e exercícios regulares, além do monitoramento médico periódico dos níveis de glicose no sangue.
rc/dla/ls