A reunião, realizada no dia anterior sob a direção do Presidente Ismail Omar Guelleh, reuniu os Ministros da Solidariedade, Interior, Defesa, Agricultura, Descentralização e Meio Ambiente, bem como especialistas técnicos e os principais assessores do chefe de governo.
O objetivo era revisar as ações tomadas, identificar gargalos e acelerar a implementação de soluções, especialmente nas áreas rurais mais vulneráveis.
Entre as prioridades acordadas estava o envio de uma missão técnica à aldeia de Chabelley, localizada na região sul de Arta, para avaliar as necessidades no local e fornecer uma resposta imediata.
O governo também planeja solucionar falhas nos sistemas solares, acelerando a instalação de geradores e substituindo células fotovoltaicas consideradas inadequadas para as altas temperaturas locais.
Outra medida fundamental é o monitoramento regular do status da perfuração, a fim de coordenar com todas as partes interessadas a fim de garantir um abastecimento de água estável.
Ao mesmo tempo, o estoque estratégico de alimentos será duplicado para superar qualquer contingência, e a logística de distribuição de ração será reforçada para chegar aos agricultores afetados mais rapidamente.
Por fim, o Ministério da Agricultura se comprometeu a preparar uma lista atualizada de poços rompidos, a fim de organizar seu retorno ao serviço o mais breve possível.
Ao final da reunião, Mohamed afirmou que o Governo permanece mobilizado para fornecer uma resposta rápida, eficaz e solidária à anomalia climática temporária, especialmente para as populações mais vulneráveis, severamente afetadas pela seca.
mem/nmr/ls