Quarta-feira, Julho 16, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Costa Rica inicia a implantação da primeira rede móvel 5G da América

San José, 15 de julho (Prensa Latina) Especialistas costarriquenhos anunciaram hoje a implantação do primeiro serviço móvel 5G Stand-Alone (SA), que descreveram como "um marco na digitalização do país e da região da América Central".

A implementação dessa tecnologia, com previsão de disponibilidade para o segundo trimestre de 2026, foi formalizada por meio da assinatura de um acordo estratégico entre a Liberty e a Ericsson, informaram seus principais representantes em coletiva de imprensa.

A Liberty, empresa de telecomunicações costarriquenha, e a Ericsson, empresa sueca dedicada a oferecer soluções em campo e transformação digital, estão comprometidas com o desenvolvimento do processo de digitalização da Costa Rica e com a “preparação do terreno para futuras atualizações e melhorias tecnológicas além do 5G”.

A implantação da primeira rede móvel 5G independente do país, que oferecerá o melhor dos recursos de quinta geração e será um caminho confiável e seguro de ponta a ponta, beneficiará quase três milhões de assinantes e transformará setores-chave, acrescenta um comunicado à imprensa divulgado na reunião.

A rede, que utilizará a solução 5G Core dual-mode da Ericsson, foi projetada para escalar massivamente e suportar o crescimento de dispositivos de IoT na Costa Rica nos próximos anos, com ênfase especial em serviços corporativos, afirma o comunicado.

O projeto, acrescenta, inclui a instalação de um 5G Core dual-mode e mais de mil bases de rádio durante os primeiros cinco anos, que cobrirão todo o território nacional por meio desta rede 5G, “a mais moderna da América Central e do Caribe, com recursos iguais ou superiores às redes 5G mais avançadas do mundo”.

Esta tecnologia “reforça nosso compromisso em oferecer aos costarriquenhos a melhor experiência, por meio de tecnologia de ponta que mudará a forma como navegamos e impulsionará o crescimento econômico, graças ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas 5G SA em diversos setores”, afirmou Guillermo Ponce, especialista da Liberty.

Por sua vez, Johanna Escobar, Gerente Geral da Liberty Costa Rica, afirmou que esta medida busca “consolidar nossa posição de liderança no mercado móvel costarriquenho, superando os padrões de confiabilidade e segurança. Não pouparemos esforços e recursos”, afirmou, “para disponibilizar à sociedade a internet que o país merece”.

A conectividade 5G, explica o comunicado, permitirá operações ágeis e produção flexível em fábricas inteligentes, utilizando soluções como armazéns e linhas de montagem automatizados, logística conectada, além de embalagem e manuseio de produtos.

rgh/apb/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa