Quinta-feira, Julho 17, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

A economia do Equador cresceu 3,4% no primeiro trimestre de 2025

Quito, 15 de julho (Prensa Latina) O Banco Central do Equador (BCE) informou hoje que a economia do país cresceu 3,4% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo a entidade, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) foi sustentado principalmente pela recuperação do consumo das famílias, do investimento e das exportações não petrolíferas.

O BCE também observou que as importações cresceram 14,3%, principalmente devido à compra de combustíveis, bens de capital e matérias-primas.

Entre as atividades com as maiores taxas de crescimento estão agricultura, pecuária e silvicultura (17,5%), pesca e aquicultura (12,1%), indústria de alimentos (8,6%), atividades financeiras e de seguros (8,4%), entre outras.

O relatório afirma que 13 dos 20 setores da economia registraram crescimento, o que “reflete uma recuperação na estrutura produtiva nacional”.

Com o bom desempenho do primeiro trimestre, o Banco Central espera que o crescimento do PIB em 2025 supere a projeção inicial de 2,8%.

O PIB do Equador registrou uma queda de -2,0% em 2024, o primeiro ano de Daniel Noboa como presidente.

rgh/avr/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa