Durante a cerimônia de entrega do novo empreendimento, o embaixador chinês na Nicarágua, Chen Xi, expressou que este projeto de 920 casas, realizado com financiamento não reembolsável do governo de seu país, é mais uma demonstração da amizade e solidariedade do povo e do governo chinês com o povo nicaraguense.
“Quero aproveitar esta oportunidade para saudar o heroico povo nicaraguense pelas grandes conquistas alcançadas durante estes 46 anos vitoriosos em sua luta e defesa da independência, dignidade, soberania e do legítimo direito ao desenvolvimento do país e ao bem-estar do povo”, enfatizou. O próximo empreendimento incluirá água potável, eletricidade, comunicações, ruas pavimentadas e áreas de lazer.
Em discurso no evento, o Ministro dos Transportes e Infraestrutura (MTI), Oscar Mojica, afirmou que este projeto representa um marco na história da Nicarágua, pois é a primeira vez que 920 casas são entregues simultaneamente.
“Também representa um marco histórico devido à relação bilateral entre o governo chinês e o governo nicaraguense, que se fortalece dia a dia em sua parceria estratégica”, enfatizou.
O chefe do MTI anunciou que a segunda fase do programa Nuevas Victorias começará em setembro próximo, incluindo 720 novas casas.
De acordo com o assessor presidencial da Nicarágua para Investimentos e Cooperação Internacional, Laureano Ortega, esses projetos se baseiam no respeito incondicional, com o objetivo claro de que esses programas devem beneficiar a população.
arc/ybv/glmv