Domingo, Julho 13, 2025
NOTÍCIA

Vietnã ostenta novo Patrimônio Mundial

Hanói, 13 de julho (Prensa Latina) O Vietnã ostenta hoje o reconhecimento do complexo monumental e paisagístico de Yen Tu-Vinh Nghiem-Con Son e Kiep Bac como Patrimônio Mundial, o nono registrado pela UNESCO neste país da Indochina.

Para alcançar esse sucesso, o sistema de relíquias e patrimônio cultural imaterial local tem recebido atenção especial do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e das províncias há muitos anos, enfatizou o vice-ministro do ministério, Hoang Dao Cuong, na 47ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Vietnã, afirmou Dao Cuong em seu discurso no dia anterior, “continuará a implementar atividades para proteger e promover os valores do Patrimônio Mundial de forma sustentável e com um modelo de boa gestão”.

O vice-ministro lembrou que, no ano passado, a Assembleia Nacional (Parlamento) aprovou a Lei do Patrimônio Cultural de 2024, juntamente com documentos que orientam sua implementação, que incluem, entre outros, um Plano de Gestão e Proteção do Patrimônio Mundial, cujos objetivos incluem um atendimento cada vez melhor às comunidades locais.

Por sua vez, o vice-ministro permanente das Relações Exteriores, Nguyen Minh Vu, enfatizou que este novo reconhecimento da UNESCO “contribui para o fortalecimento da posição internacional do país e cria condições favoráveis para a preservação e promoção sustentáveis dos valores patrimoniais”.

A inscrição do complexo monumental também contribui para o fortalecimento da conectividade regional entre Quang Ninh, Hai Phong e Bac Ninh, e cria um espaço patrimonial unificado para promover a imagem do Vietnã e de seu povo, acrescentou. O complexo monumental e paisagístico Yen Tu-Vinh Nghiem-Con Son, Kiep Bac, afirmou o jornal online do governo ao divulgar a informação, é um testemunho especial do Budismo Truc Lam, uma tradição Zen única no Vietnã, fundada no século XIII pelos reis, membros da realeza e monges sábios da Dinastia Tran.

De acordo com a publicação, o Imperador Budista Tran Nhan Tong foi o único monarca conhecido na Ásia que renunciou ao trono para se tornar monge, fundando uma seita Zen imbuída da filosofia vietnamita de vida e caráter.

O novo Patrimônio Cultural Mundial compreende 12 sítios espalhados pelas cidades de Quang Ninh, Bac Ninh e Hai Phong, e cobre uma área central de 525,75 hectares, além de uma área protegida de mais de 4 mil 380 hectares. A preparação do processo de candidatura levou mais de uma década, com a participação de acadêmicos, especialistas em patrimônio e autoridades locais.

Durante o processo, foram incorporadas recomendações da UNESCO e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

mem/mpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa