A reunião avaliará o estado atual da integração continental e coordenará esforços para acelerar seu progresso por meio de uma divisão de trabalho definida e maior colaboração entre a UA, as CERs, os MRs e os Estados-Membros.
Concebido em 2017, é considerado o principal fórum para a organização continental e suas diversas estruturas harmonizarem o trabalho e a implementação da agenda da unidade africana, substituindo as cúpulas de junho/julho.
A agenda inclui a identificação de áreas de cooperação e o estabelecimento de mecanismos de colaboração regionais, continentais e globais em cada setor ou subsetor, bem como a revisão e avaliação do status da implementação de decisões e instrumentos legais relativos às relações da UA com as CERs e os MRs.
Antes da reunião, a 47ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA) ocorreu nesta capital nos dias 10 e 11 de julho sob o tema para 2025: “Justiça para africanos e afrodescendentes por meio de reparações”.
As discussões se concentraram na revisão dos relatórios do Comitê Ministerial sobre a Escala de Avaliação e do Comitê dos 15 Ministros das Finanças (F15), bem como atualizações sobre candidaturas africanas no sistema internacional, a implementação da Agenda 2063 e os desafios relacionados à ratificação dos tratados da organização.
mem/nmr/hb