Lavrov chegou ao gigante asiático vindo da cidade de Wonsan, na República Popular Democrática da Coreia, onde se reuniu com o líder Kim Jong Un e a ministra das Relações Exteriores, Choe Son Hui, informou o site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia no domingo.
Ele já havia se encontrado com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e participado de vários eventos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na capital da Malásia, Kuala Lumpur.
O Conselho de Relações Exteriores da OCS, que será realizado na cidade chinesa de Tianjin nos dias 14 e 15 de julho, será um marco nos preparativos para a cúpula programada para ocorrer no mesmo local, de 30 de agosto a 1º de setembro.
Durante a próxima reunião, os chefes dos departamentos de política externa discutirão o status atual, as perspectivas de desenvolvimento e as melhorias nas atividades da organização, bem como o conteúdo substantivo da reunião do Conselho de Chefes de Estado da organização, incluindo rascunhos dos documentos finais.
Fundada em 2001, a OCS reúne Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia, Belarus, Tadjiquistão, Paquistão e Uzbequistão.
Afeganistão e Mongólia participam como observadores; Azerbaijão, Armênia, Bahrein, Camboja, Egito, Kuwait, Maldivas, Mianmar, Nepal, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Sri Lanka têm o status de parceiros de diálogo.
mem/gfa/hb