Esta 21ª edição do festival de ciclismo, segundo Vicente Carretero, presidente da Federação Panamenha de Ciclismo (Fepaci), começará novamente na cidade de Chitré, capital da província de Herrera, na próxima terça-feira, 22 de julho.
Cinco etapas serão disputadas até 27 de julho, passando por cidades de Herrera, Veraguas, Colón e a província do Panamá.
No entanto, o Grande Prêmio Pré-Tour está agendado para domingo, dia 20, e será realizado em um circuito fechado em Chitré, terra rica em tradição e com forte adepto do esporte.
Também foi anunciado que o Grand Prix Reto Gran Fondo será realizado no domingo, 27 de julho, com provas em áreas turísticas e ocidentais, como Amador, Isla Flamenco, Puente de las Américas e a cidade de El Espino, em La Chorrera.
Além das 10 equipes locais, o diretor destacou a participação de equipes como a colombiana Team Medellín, com o experiente ciclista espanhol Óscar Sevilla.
O Sevilla venceu o Tour do Panamá de 2023 e também venceu a Vuelta Ciclística Internacional a Chiriquí duas vezes.
O evento contará com três equipes da Costa Rica, Colômbia (duas), além de representantes dos Estados Unidos, Guatemala, República Dominicana, Espanha, México e Cuba.
Entre as equipes nacionais, acrescentou, destaca-se, entre outras, a Panama is Culture and Values.
O atleta local Franklin Archibold, líder em diversas etapas deste tipo de evento, também competirá, enquanto os experientes atletas do Isthmus, Roberto González e Carlos Samudio, serão ausências notáveis devido a compromissos na China.
O campeão do Tour de Panama de 2024 foi Gabriel Rojas, da equipe 7C Economy da Costa Rica.
oda/ga/glmv