A reunião, realizada à margem da 7ª Reunião de Coordenação Semestral da organização continental, que acontece hoje em Malabo, também contou com a participação da Agência de Desenvolvimento da União Africana (UA) – Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano.
Youssouf elogiou as CERs por sua abordagem proativa à integração regional e destacou o compromisso da UA com uma colaboração mais profunda com este grupo de países.
“A União Africana valoriza o papel das comunidades autônomas como parceiras indispensáveis na implementação da Agenda 2063. Nosso futuro reside na unidade, no alinhamento e na ação coordenada. Juntos, devemos passar de esforços paralelos para um compromisso coletivo”, afirmou.
A reunião, copresidida por Workneh Gebeyehu, Secretário Executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e Presidente do Comitê de Coordenação das Comunidades Econômicas Regionais, concentrou-se no fortalecimento da sinergia, coerência e implementação efetiva das instituições de integração, desenvolvimento e finanças da África.
Gebeyehu destacou como conquistas importantes sob a presidência da IGAD o início de discussões formais sobre uma dotação orçamentária específica para as atividades das comunidades econômicas, em conformidade com o Protocolo de 2021 sobre as Relações entre a União Africana e as CERs/MRs.
Ele também destacou a garantia do posicionamento institucional adequado desses grupos de países dentro da estrutura da Comissão da UA, afirmando seu papel central na governança e integração continentais. “Estes não são gestos simbólicos, mas sim passos estruturais em direção a uma arquitetura de desenvolvimento mais coerente, eficiente e de propriedade africana”, afirmou.
Os líderes trocaram atualizações, reafirmaram prioridades comuns e exploraram maneiras concretas de acelerar a implementação da Agenda 2063.
Eles também saudaram o impulso positivo sob a nova liderança da Comissão da União Africana e reiteraram seu forte apoio a uma coordenação mais forte para atender às aspirações do continente.
Os resultados desta reunião de coordenação subsidiam as deliberações da 7ª Reunião de Coordenação Semestral, onde os participantes se reunirão para avaliar o progresso e tomar medidas coletivas para uma África mais integrada e próspera.
oda/nmr/glmv