Seus comentários foram feitos à margem da 58ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN e Reuniões Relacionadas, realizada na Malásia.
Hasan observou que, como parceira de diálogo setorial, a Turquia desempenhou um papel construtivo em áreas como tecnologia, segurança, defesa e agricultura, além de oferecer bolsas de estudo a estudantes de estados-membros da ASEAN.
Ele acrescentou que vários países manifestaram interesse em se tornarem parceiros setoriais ou de diálogo pleno da ASEAN.
“Muitos países solicitaram e estão aguardando para se tornarem parceiros setoriais ou de diálogo pleno da ASEAN”, afirmou Hasan, “mas impusemos uma moratória porque há simplesmente muitas inscrições.”
O ministro especificou que a ASEAN conta atualmente com 11 parceiros de diálogo e que qualquer nova adição deve ser cuidadosamente considerada para evitar sobrecarregar sua estrutura.
A 58ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN compreende 24 reuniões de nível ministerial, incluindo reuniões com parceiros de diálogo e setoriais da ASEAN, e dura quatro dias, com início na terça-feira.
mem/asg/liz/glmv