O Ministro das Relações Exteriores, Mario Lubetkin, foi o responsável pela assinatura durante uma visita oficial a Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde participa da 58ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN.
Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros informou que Lubetkin afirmou na cerimônia de assinatura que o Uruguai é um “país firmemente comprometido com o multilateralismo, a paz e a promoção dos direitos humanos”.
O Uruguai considera “esta adesão uma oportunidade valiosa para aprofundar os laços com a ASEAN e com cada um de seus Estados-membros”, afirmou.
Na cerimônia, o Ministro das Relações Exteriores defendeu uma colaboração concreta entre a ASEAN e o Mercosul. “Agora reconhecemos a necessidade de maior colaboração”, insistiu.
O TAC da ASEAN inclui Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei Darussalam, Vietnã, Laos, Mianmar, Camboja e Timor-Leste.
O tratado está em vigor desde 1976 e foi alterado em 1987 para permitir a adesão de países não regionais. Ele “estabelece princípios fundamentais como o respeito à soberania, a não intervenção, a solução pacífica de controvérsias e a renúncia ao uso da força”.
O Ministério das Relações Exteriores enfatizou que “os membros da ASEAN representam uma população de aproximadamente 675 milhões, com crescimento do PIB de 4,5% em 2024, e são responsáveis por 9% do comércio global e 17,3% do investimento estrangeiro direto global”.
Lubetkin se reuniu em Kuala Lumpur com seus homólogos da Malásia, Indonésia e Argélia, bem como com o Secretário-Geral da ASEAN, Kao Kim Hourn.
ro/ool / fav