Sábado, Julho 12, 2025
NOTÍCIA

Campanha eleitoral municipal começa amanhã na Venezuela

Caracas, 10 de jul (Prensa Latina) A campanha eleitoral que antecede as eleições de 27 de julho para prefeitos e vereadores começará oficialmente amanhã, sexta-feira, anunciou o secretário-geral do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello.

Em seu programa de quarta-feira à noite, “Con el Mazo Dando”, o líder político afirmou que para este processo eleitoral — o 33º desde a chegada da Revolução Bolivariana — serão eleitos 335 prefeitos e 2.471 vereadores, com igual número de suplentes.

Ele acrescentou que, paralelamente, no domingo, 27 de julho, os jovens votarão em uma consulta popular sobre 37.000 projetos que foram apresentados, discutidos e avaliados pelos jovens em suas assembleias comunitárias.

O líder do PSUV descreveu este exercício como “democracia participativa e protagonista”.

Comentando sobre os setores da oposição, Cabello afirmou que “perderam o controle do território” e que, em última análise, perderão o que tinham devido à “estupidez política de não participar das eleições”.

Ele previu que, nas eleições do final de julho, “a perspectiva é que a Revolução conquiste todas as 335 prefeituras”.

O chefe do Comando Unificado da Revolução Bolivariana, Jorge Rodríguez, previu há semanas a vitória das forças do Grande Polo Patriótico Simón Bolívar (GPPSB) em todas as prefeituras, para as quais foram preparadas organizacionalmente.

Nas eleições regionais de maio passado, o GPPSB obteve uma vitória esmagadora nas eleições de governador, vencendo em 23 dos 24 estados do país, além de conquistar, por ampla margem, o número de cadeiras na Assembleia Nacional.

Cabello rejeitou a reiterada mensagem da líder oposicionista María Corina Machado de que o governo bolivariano está prestes a cair e os supostos retrocessos, respondendo que, nos últimos anos, houve um processo de consolidação do Poder Popular com base nas vitórias das forças revolucionárias.

Ele afirmou que ninguém mais acredita nele, como evidenciado pelas pesquisas que mostram sua baixa popularidade e em declínio.

O Conselho Nacional Eleitoral planejou a campanha eleitoral de 11 a 24 de julho, da qual participarão 53 partidos políticos, divididos em 36 partidos políticos nacionais, 10 partidos regionais, três organizações indígenas nacionais e quatro regionais.

Do total de conselheiros, 1.420 candidatos serão eleitos por voto em lista, o equivalente a 60%; 982 por voto nominal, 40%; e outros 69 representarão povos indígenas.

Um total de 21.524.126 eleitores estão aptos a votar nestas eleições municipais, dos quais 227.281 votarão no exterior.

jha/jcd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa