Quinta-feira, Julho 10, 2025
NOTÍCIA

A atriz cubana Mirtha Ibarra colhe sucesso na Espanha

Havana, 10 de jul (Prensa Latina) A atriz cubana Mirtha Ibarra recebeu elogios e aplausos hoje após sua visita a Tenerife, nas Ilhas Canárias, uma viagem tão bem-sucedida e intensa quanto seu trabalho no cinema.

A vencedora do Prêmio Nacional de Cinema de 2025 pisou em solo ibérico como parte de uma agenda de trabalho que incluiu diversas palestras sobre a obra cinematográfica de Tomás Gutiérrez Alea (Titón), destacou Alexis Triana, presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), em sua página no Facebook.

Do Liceu de Tauro, em La Orotava, e do Instituto de Estudos Hispânicos, nas Ilhas Canárias, a artista evocou a influência de seu companheiro de vida e autor de filmes memoráveis como Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Cartas do Parque (1988) e Morango e Chocolate (1993).

Ibarra recebeu homenagens e reconhecimentos de prefeituras e organizações durante sua estadia nas Ilhas Canárias. Sua visita também foi noticiada pelo Diário de Avisos, com uma entrevista de duas páginas, e pela rádio, que destacou sua significativa estadia.

O Cubacine Icaic a aplaude com toda a nossa admiração e lhe deseja sucesso contínuo em sua próxima viagem ao Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, conclui a publicação.

Mirtha Ibarra, dona de admirável talento como atriz, integrou os grupos teatrais mais importantes do país, como Teatro Estudio, Teatro Bertolt Brecht, Teatro de Arte Caribeño e El Público.

Ela também associou seu trabalho à televisão. Seu talento e versatilidade elevaram filmes que deixaram uma marca duradoura em muitos em Cuba e no exterior: A Última Ceia (1976), Até um Certo Ponto (1983), Mentiras Adoráveis (1991) e Morango e Chocolate (1993) estão entre eles.

Além do Prêmio Atuar pelo Conjunto da Obra (2019), recebeu também o Prêmio Lucía de Honor (2018), a Distinção pela Cultura Nacional (1996) e o Prêmio Coral de Melhor Atuação Feminina (1983) por “Até um Certo Ponto”, concedido pelo Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.

Ela também foi jurada de importantes festivais ao redor do mundo, incluindo o Festival de Cinema de Huelva (Espanha, 1999), o Festival de Cinema de Gramado (Brasil, 2000), o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano (Cuba, 2001) e o Festival Internacional de Cinema Latino de Los Angeles (Estados Unidos, 2003 e 2006), entre muitos outros.

otf/amr / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa