O evento, apresentado pelo jornalista e crítico Fernando Rodríguez, contará com a presença de Héctor Hernández, colaborador próximo de Hart Dávalos, subdiretor-geral do Escritório do Programa José Martí e coordenador do Projeto Solidário Internacional José Martí, e Yasel Toledo, presidente da Associação Hermanos Saíz (AHS), organização que reúne jovens figuras da vanguarda artística e literária do país.
De acordo com um comunicado do Instituto Cubano do Livro, o tenor Bernardo Lichilín interpretará obras de compositores cubanos no evento. Após o triunfo revolucionário de 1959, Armando Hart Dávalos ocupou cargos importantes como Ministro da Educação e Cultura, Diretor do Escritório do Programa José Martí e Presidente da Sociedade Cultural José Martí.
Ele também foi membro do Movimento 26 de Julho e um lutador ativo contra a tirania de Fulgencio Batista.
O Elogio Oportuno visa homenagear escritores, livros, eventos históricos e instituições que celebram seu aniversário.
Este espaço leva o nome do aforismo de Martí “O elogio oportuno fomenta o mérito; e a falta de elogio oportuno o desencoraja”, publicado nas páginas do jornal Patria em abril de 1892.
É organizado pela Livraria Fayad Jamís, pelo Clube Roberto Fernández Retamar Martí e pelas Seções de Cultura e Ciências Sociais da Sociedade Econômica dos Amigos da Pátria.
mem/amr / fav