Quarta-feira, Julho 09, 2025
NOTÍCIA

Inflação na Nicarágua atinge mínimas históricas em junho

Manágua, 9 de jul (Prensa Latina) A inflação na Nicarágua atingiu mínimas históricas em junho passado, atingindo 0,12%, em comparação com 0,27% no mesmo mês de 2024, informou hoje uma fonte oficial.

O Instituto Nacional de Informação para o Desenvolvimento (INIDE) publicou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e acrescentou que a inflação acumulada atingiu 0,91%, enquanto no ano passado foi de 2,86%.

A inflação anual ficou em 0,89%, inferior aos 4,82% registrados em 2024, enquanto a inflação subjacente anual foi de 2,87%, inferior aos 4,20% registrados no ano civil anterior, de acordo com o boletim Informe Pastrán.

De acordo com a fonte citada no relatório do INIDE, três das doze categorias da cesta do IPC apresentaram queda de preços, com destaque para alimentos e bebidas não alcoólicas (-0,29%); recreação e cultura (-2,98%); e saúde (-0,26%), somando uma contribuição negativa combinada de -0,218 ponto percentual.

Acrescentou que as categorias com aumento de preços incluem restaurantes e hotéis (0,43%); transporte (0,20%); e móveis e eletrodomésticos (0,22%), que juntos contribuem com 0,078%.

De acordo com a publicação, os dados destacam uma desaceleração significativa dos preços em relação ao ano anterior, o que demonstra as sólidas políticas econômicas do governo com subsídios para eletricidade, água potável, moradia, transporte público e o congelamento dos preços dos combustíveis.

Soma-se a isso a eliminação da desvalorização do córdoba em relação ao dólar, o que impacta positivamente o poder de compra das famílias nicaraguenses.

mem/ybv / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa