“A visita de Lula, a primeira de um chefe de Estado brasileiro à Malásia em quase três décadas, culminará em um momento positivo e elevará as relações a um patamar sem precedentes”, afirmou Rocha.
A presidente aceitou o convite do Primeiro-Ministro malaio, Anwar Ibrahim, para participar da 47ª Cúpula da ASEAN como convidada da presidência da associação.
Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro participará de uma Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), um sinal do crescente compromisso do Brasil com a região.
O Brasil, único parceiro de diálogo setorial da ASEAN na América Latina e no Caribe, intensificou seu compromisso com a região desde a formalização da parceria em 2022.
Duas reuniões trilaterais e três sessões do Comitê Conjunto de Cooperação Setorial ASEAN-Brasil foram realizadas desde 2023, com o lançamento de projetos no âmbito das Áreas de Cooperação Prática 2024-2028.
No plano bilateral, as relações Brasil-Malásia demonstram particular dinamismo, com aumento do comércio (aproximadamente US$ 6 bilhões em 2024), visitas ministeriais recíprocas e maior engajamento econômico.
mem/asg/liz / fav