A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) informou que o novo mecanismo deverá desempenhar um papel significativo na facilitação das trocas econômicas e comerciais entre os estados membros da SCO e no aumento da influência internacional da organização.
A iniciativa surgiu como resultado da primeira conferência de cooperação de padronização da SCO, realizada no dia anterior na cidade de Qingdao, na província de Shandong, no leste da China.
Iniciada em conjunto pelo SAMR e pela Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia da Federação Russa, a conferência endossou a iniciativa de Qingdao para fortalecer a cooperação em padronização entre as instituições membros da SCO.
As discussões na conferência se concentraram no fortalecimento da cooperação em áreas-chave, na criação de uma plataforma de informações sobre padronização e no aprimoramento da capacitação em padronização.
De acordo com o SAMR, a convocação dessa conferência promoverá esforços para estabelecer grupos de trabalho para cooperação em padrões técnicos em áreas importantes.
Espera-se também incentivar os estados-membros da SCO a buscar a cooperação em normas em áreas importantes, como inteligência artificial e economia de baixa altitude, e facilitar a harmonização de normas.
mem/nvo/bm