Ele disse à Prensa Latina que a usina opera de acordo com parâmetros internacionais médios, o que é um indicador de eficiência que pode ser tomado como referência pelos participantes do Prêmio Global de Energia, que este ano está sendo realizado na cidade siberiana de Krasnoyarsk.
Essa usina hidrelétrica é uma das maiores da Rússia, a segunda maior em termos de capacidade instalada e uma das dez maiores do mundo.
A usina hidrelétrica de Krasnoyarsk fornece mais de 30% da eletricidade consumida na região de Krasnoyarsk, a segunda maior da Federação Russa, com dois milhões de quilômetros quadrados.
Localizada no poderoso rio Yenisei, a usina também é o coração da cidade de Divnogorsk, pois sua construção deu origem ao assentamento. Construída entre 1956 e 1972, a barragem e usina hidrelétrica de Krasnoyarsk foi a primeira construção monumental realizada pela juventude soviética após a Grande Guerra Patriótica (1941-1945) e seu muro de concreto tem 124 metros de altura.
Em 2024, ela concluiu a modernização de seus 12 turbo-geradores que lhe permitem manter uma capacidade de geração de eletricidade de 6.000 megawatts-hora.
mem/gfa/bm