A Direção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos do SIC, como parte da força-tarefa coordenada pela Procuradoria-Geral da República, executou o mandado de prisão no dia anterior, no aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, contra um técnico da Direção de Serviços Fiscais da Administração Geral Tributária (AGT).
O cidadão é suspeito de ter cometido os crimes de acesso ilegítimo a um sistema informático, intrusão através de um sistema informático, falsificação informática, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
Segundo a nota do SIC, há fortes indícios de sua participação direta no esquema de pagamentos indevidos de indenizações, baseado no acesso fraudulento ao sistema de informática da AGT, que permitiu o processamento irregular de múltiplos tributos e o consequente furto de mais de sete milhões de dólares.
Com essa prisão, sobe para cerca de vinte o número de detenções na investigação conhecida como Operação “Tributo do Jacaré”, que desde janeiro identificou como participantes do esquema fraudulento desde funcionários e diretores da AGT até empresários.
mem/kmg/bm