Domingo, Julho 06, 2025
NOTÍCIA

Um museu de cera em Cuba, atração turística e cultural

Bayamo, Cuba (Prensa Latina) Quando existem mais de 50 importantes museus de cera no mundo, Cuba tem um na cidade oriental de Bayamo, que todos os anos atrai a atenção de viajantes de todo o planeta.

Por Roberto F. Campos

Da redação de Economia

Nesse museu, há reproduções em tamanho real das principais figuras nacionais de todos os setores e algumas mundiais, como a do escritor americano Ernest Hemingway.

A diretora do Museu de Cera de Bayamo, Ismari López, é uma convencida de seu trabalho e recebe os visitantes com um sorriso e é generosa em explicações.

Museus desse tipo não são um fenômeno novo, pois essa técnica tem centenas de anos e sempre foi objeto de curiosidade, educação e entretenimento até os dias de hoje.

Em Cuba, a primeira galeria com figuras de cera foi inaugurada em 14 de julho de 2004, em um pequeno local no Paseo del General García, na cidade oriental de Bayamo.

Trata-se de um local de grande importância para a história nacional. Três anos depois, em 29 de dezembro de 2007, essa galeria se tornou um verdadeiro museu, já localizado em outro prédio da mesma via pedonal.

Lá está em exposição uma quantidade notável de peças de cera. A maioria delas são reproduções de aves e répteis cubanos, localizadas em uma sala dedicada especialmente às ciências naturais. Este acolhedor Museu de Cera exibe personagens populares relevantes da região de Bayamo, como é o caso de Francisco Jerez, um incansável defensor da história local, que se preocupou durante toda a sua vida em preservar a parte histórica da cidade.

Há também a figura de Rita La Caimana, uma personagem singular da região que ficou famosa graças à letra de uma canção conhecida interpretada pela popular dupla Los Compadres.

Cada uma das peças da exposição permanente foi modelada em cera policromada pelos jovens irmãos Rafael e Leander Barrios Milán, juntamente com seu pai e mestre Rafael Barrios Madrigal.

As curiosas peças com o selo da família Barrios começaram a ser conhecidas no início da década de 1990 entre os moradores de sua terra natal, Guisa, e também entre os turistas que passavam por aquela pitoresca localidade montanhosa da Sierra Maestra.

Eles foram responsáveis pela criação do busto de cera do cantor norte-americano Nat King Cole que adorna o Hall da Fama do Hotel Nacional de Cuba, em Havana.

Muito apreciadas no patrimônio da instituição são as esculturas de músicos de prestígio como Benny Moré, considerado um dos compositores e cantores cubanos mais fecundos, conhecido como o Bárbaro do Ritmo.

Também são apreciadas as reproduções de Compay Segundo, Polo Montañés, conhecido como o Guajiro Natural, Sindo Garay e Carlos Puebla, virtuoso guitarrista e cantor de criações de corte político e social.

A instalação opera desde sua criação sob o nome de Cerarte e, desde sua inauguração em meados de 2004, já recebeu mais de 500 mil visitantes, tornando-se assim um dos locais de maior atração da cidade.

A figura de Bola de Nieve, inesquecível músico cubano, também está lá, assim como a do boxeador Teófilo Stevenson, do herói nacional José Martí e do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Localizado na Rua General García, nº 264, entre Bartolomé Masó e Manuel del Socorro. Reparto El Cristo, Conselho Popular de San Juan. Município de Bayamo. Província de Granma, é sem dúvida um local muito especial para viagens e turismo.

arc/rfc/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa