Segunda-feira, Julho 07, 2025
NOTÍCIA

Presidente sul-africano participa da 17ª cúpula do grupo BRICS

Rio de Janeiro, Brasil, 6 de julho (Prensa Latina) O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, participa da 17ª Cúpula dos países do grupo BRICS, que acontece hoje e amanhã nesta cidade.

De acordo com declarações à imprensa antes de viajar, em sua opinião, durante o encontro no Brasil, além dos temas centrais do evento, os países do Brics “reforçarão sua voz em favor da promoção da paz e da segurança, exigindo o fim dos conflitos que atualmente se desenvolvem no planeta”, entre outros temas.

Antes do evento, analistas sul-africanos lembraram que as prioridades da Presidência brasileira incluem a cooperação mundial em saúde; comércio, investimento e finanças; mudança climática; governança da Inteligência Artificial (IA); promoção da reforma global do sistema multilateral de paz e da arquitetura de segurança; e desenvolvimento institucional.

Entre as aspirações dos Brics, comentaram à imprensa em Pretória, estão reformas em instituições globais como as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, com foco na melhoria da legitimidade, equidade e eficiência operacional.

Para este domingo estão previstas duas sessões plenárias: “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”; e “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial”.

Na sessão da manhã, a partir das 10h50, horário local, devem participar das sessões plenárias o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia); Ramaphosa (presidente da África do Sul); Vladimir Putin (presidente da Rússia, que participará virtualmente); Li Qiang (primeiro-ministro da China, em substituição a Xi Jinping); e Joko Widodo (presidente da Indonésia).

Para a sessão da tarde, às 16h, horário local, participarão, de acordo com a programação, Abdel Fattah El Sisi (presidente do Egito); Mohamed bin Zayed Al Nahyan (presidente dos Emirados Árabes Unidos); Abiy Ahmed (primeiro-ministro da Etiópia); Mohammad Mokhber (presidente interino do Irã); e Mohammed bin Salman (príncipe herdeiro da Arábia Saudita). O Brasil assumiu a presidência do Brics em 1º de janeiro de 2025 com o tema: “Fortalecimento da Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

Originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics se expandiu para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.

Os novos membros foram convidados a se juntar ao bloco durante a Cúpula do Brics em Joanesburgo, realizada na África do Sul, em agosto de 2023.

O Brics reúne as principais economias emergentes, que juntas representam cerca de 49,5% da população mundial, cerca de 40% do Produto Interno Bruto mundial e cerca de 26% do comércio mundial.

oda/mv/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa