De acordo com Zakondyrin em uma entrevista ao canal de TV, a legislação ambiental varia consideravelmente de país para país, e sua harmonização ajudará a desenvolver abordagens comuns para a conservação de recursos, o gerenciamento de resíduos e o desenvolvimento da economia circular.
O especialista observou que a Rússia acumulou uma experiência considerável no contexto do projeto nacional “Ecologia” e começou a implementar um novo projeto: “Bem-estar ecológico”.
Ele também deu atenção especial à criação de uma plataforma tecnológica que reunirá as melhores práticas e soluções no campo da proteção ambiental.
“A Rússia pode atuar como parceira tecnológica e fornecedora de soluções ecológicas para outros países do Brics, e também está interessada em adotar os desenvolvimentos mais inovadores de seus parceiros”, disse ele.
Zakondyrin também enfatizou a importância de localizar as tecnologias importadas. Isso possibilitará o desenvolvimento de engenharia ecológica, microbiologia e microeletrônica domésticas.
Em particular, ele mencionou como uma área promissora o uso de recursos naturais no Ártico, onde é necessário aplicar soluções avançadas para explorar depósitos economicamente complexos.
Ele concluiu que o estabelecimento de relações fortes com outros países permitirá que a Rússia obtenha as tecnologias necessárias e garanta um crescimento econômico seguro.
mem/gfa/bm