De acordo com relatos iniciais das localidades, os procedimentos administrativos estão sendo resolvidos rapidamente e sem interrupções, demonstrando que líderes de base e funcionários públicos têm maior determinação e responsabilidade em sua luta pelo desenvolvimento do país, de acordo com a reunião liderada pelo Secretário-Geral do CPV, To Lam.
Além disso, o teste piloto do novo modelo de gestão, realizado de 20 a 30 de junho na maioria das unidades administrativas em nível municipal, produziu resultados positivos.
Nos últimos dias, o jornal online do governo afirmou, ao analisar as discussões da reunião, que “a opinião pública demonstrou que a revolução na organização das unidades administrativas não se limita a uma mudança de limites ou de organização de pessoal, mas, fundamentalmente, a uma mudança de mentalidade”.
A grande maioria dos quadros e funcionários públicos demonstrou um espírito de abertura, aprendizagem ativa, prática dos seus conhecimentos e competências e dedicação constante ao seu trabalho, enfatizou.
O texto observa que o governo local de dois níveis (provincial e comunal) começou oficialmente a operar em 1º de julho em todo o país, agora dividido em apenas 34 províncias e pouco mais de 3.300 comunas.
Este evento, enfatizou, marcou o início de uma nova etapa de desenvolvimento cujos principais objetivos são ser mais ágil, eficaz, eficiente e mais próximo dos cidadãos, prestando-lhes um melhor serviço.
Falando na reunião, To Lam observou que, embora os resultados iniciais sejam favoráveis, ainda há uma carga de trabalho considerável pela frente, o que pode levar a situações imprevistas.
Nesse sentido, solicitou aos comitês permanentes do PCV nas províncias e cidades que fortaleçam sua liderança e direcionamento das tarefas atribuídas, a fim de garantir o bom funcionamento, sem atrasos ou omissões, e continuar aprimorando os serviços aos cidadãos e ao setor empresarial.
Ele também solicitou o fortalecimento das inspeções e a realização de uma revisão urgente das funções delegadas, com o objetivo de resolver prontamente quaisquer dificuldades que possam surgir em comunas, bairros e zonas especiais durante a implementação da nova estrutura organizacional.
mem/mpm/glmv