Sete congressos estão na agenda deste evento bienal, que reunirá mais de 500 delegados cubanos e estrangeiros de quase vinte países até amanhã.
Nesse contexto, como parte do primeiro encontro do setor científico, cubanos residentes no exterior defenderam o fortalecimento da cooperação em projetos de preservação ambiental.
Além disso, cubanos residentes na Turquia, Alemanha e Angola apoiaram a iniciativa de criar alianças e programas para abordar a gestão adequada dos ecossistemas marinhos costeiros e a busca de financiamento e recursos tecnológicos para restaurar bacias hidrográficas, o sistema elétrico nacional e promover a segurança alimentar e nutricional.
Da mesma forma, a Lei 150/2022 sobre o Sistema de Recursos Naturais e Meio Ambiente, promulgada por Cuba, foi apresentada ontem em formato de livro.
O conteúdo do texto normativo foi explicado. Entre suas novidades estão a incorporação da dimensão ambiental aos planos de desenvolvimento econômico e social do país e a integração da avaliação ambiental estratégica desde a concepção dos programas de desenvolvimento.
A lei introduz o conceito de dano ambiental e estabelece a responsabilidade civil e criminal por sua causa.
Paralelamente, é realizada uma feira de exposições para promover o intercâmbio de tecnologias, experiências e práticas sustentáveis em diferentes contextos.
Organizações internacionais e governamentais, empresas, universidades, centros de pesquisa, centros de serviços, organizações não governamentais, agências de turismo e áreas protegidas, entre outras entidades, expõem aqui.
Além disso, lançamentos de livros, assinaturas de convênios e diversas outras atividades são realizadas neste espaço.
Sob o tema “Conscientização para um Meio Ambiente Saudável”, os delegados participaram de eventos como o 15º Congresso de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, o 14º Congresso de Áreas Protegidas, o 12º Congresso de Gestão Ambiental e o 10º Congresso de Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade.
Participaram também do 9º Congresso sobre Mudanças Climáticas, do 7º Congresso sobre Política Ambiental, Justiça e Direito, do 3º Congresso sobre Ciências Geoespaciais e Risco de Desastres e do 6º Colóquio sobre Transporte e Meio Ambiente.
Além disso, foram realizados o 2º Encontro Internacional de Fundações e Organizações da Sociedade Civil Unidas pelo Clima, o Simpósio “Juventude do Mundo para o Desenvolvimento de um Meio Ambiente Saudável e Inclusivo” e o Painel sobre Mulheres na Ciência e no Meio Ambiente.
mem/dla/glmv