O Ministério de Relações Exteriores da China disse que Wang fez o chamado durante a oitava rodada do Diálogo Estratégico China-Alemanha sobre Diplomacia e Segurança em Berlim.
O ministro das Relações Exteriores da China, que co-presidiu a reunião conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, disse que um bom relacionamento entre a China e a Alemanha também é de grande importância para a estabilidade e o desenvolvimento globais.
As relações entre a China e a UE e entre a China e a Alemanha estão em um momento crucial, aproveitando as conquistas do passado para avançar e moldar o futuro, disse ele. A China e a Alemanha, como a segunda e a terceira maiores economias do mundo, respectivamente, têm importantes responsabilidades internacionais e abrigam as esperanças de todas as partes interessadas, disse Wang.
O ministro disse que as duas nações devem dar as mãos para reafirmar a confiança mútua, consolidar ainda mais a cooperação e continuar a aprofundar as relações bilaterais diante da atual situação internacional turbulenta, em especial o protecionismo predominante, a antiglobalização e a intimidação unilateral.
Por sua vez, Wadephul disse que Berlim está disposta a ser um parceiro confiável e previsível para a cooperação com Pequim em uma época repleta de crises e desafios.
É muito importante que a Alemanha e a China mantenham uma estreita comunicação e coordenação. Os dois países têm uma longa história de intercâmbios e uma base sólida para sua parceria, de modo que podem administrar adequadamente as diferenças e discordâncias com respeito mútuo e uma atitude construtiva, disse o chanceler europeu.
mem/nvo/bm