O primeiro desses eventos, a ser realizado em 16 de agosto, delineará as propostas que a delegação da República Bolivariana levará à IX Reunião da Rede Continental da América Latina e do Caribe, a ser realizada em outubro no México.
Dois dias antes, terá início o Simpósio Internacional #FidelX100pre, que será o ponto de partida para a celebração mundial do centenário do nascimento do Comandante-em-Chefe cubano, Fidel Castro, em 13 de agosto de 1926, em Biran, na atual província de Holguín, no leste de Cuba.
O coordenador nacional do Movimento de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela Cuba, Yhonny García, informou que esse evento terá um grande impacto, pois será o ponto de partida para a comemoração do centenário de Fidel, “um dos homens mais ilustres deste século e um baluarte da Revolução Cubana”.
Um comunicado de imprensa informou que o Simpósio Internacional deverá contar com a presença da biógrafa do líder revolucionário cubano, Katiuska Blanco, do ex-embaixador em Caracas, Germán Sánchez Otero, e do intelectual e diretor da Casa de las Américas em Havana, Abel Prieto.
A fonte indicou que o objetivo dessa reunião é continuar a promover o pensamento, o trabalho e o legado de Fidel, que representam um marco histórico e são uma referência permanente para as novas gerações.
Representantes da embaixada da ilha na Venezuela agradeceram ao povo venezuelano, ao governo e ao Movimento de Amizade e Solidariedade Mútua por seu “apoio consistente e determinado” a Cuba, como sempre sonharam Hugo Chávez e Fidel, e que hoje se materializa na irmandade dos presidentes Nicolás Maduro e Miguel Díaz-Canel.
ro/jcd/bm