Inaugurado nesta quarta-feira no cinema das ruas 23 e 12, como parte do evento Orizzonti: Itália-Cuba, que acontece em Havana pelo quarto ano consecutivo, o evento busca fortalecer os laços cordiais entre Cuba e as nações irmãs por meio do cinema.
O evento foi aberto com o filme “La ilusión” (L’Öabbaglio-2024), de Roberto Andò, e contou com a presença do embaixador italiano em Cuba, Roberto Vellano; do organizador do Orizzonti, Antonio Urrata; e do presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), Alexis Triana, que deu as boas-vindas aos convidados.
Durante a estreia deste Festival Internacional de Verão em Cuba, o diplomata italiano proferiu o discurso de abertura, destacando a qualidade das produções.
“Acredito que a edição deste ano se caracteriza por muitos aspectos positivos, incluindo a quantidade e a qualidade dos filmes exibidos”, observou Vellano.
Ele destacou a participação da Suíça com alguns materiais cinematográficos e comentou que não se trata apenas de apresentar filmes, mas também de criar novas conexões.
O presidente do ICAIC expressou sua gratidão aos visitantes estrangeiros do evento.
“Estamos felizes que tantos amigos estejam vindo a Cuba e que continuemos enriquecendo nossa irmandade; agradeço também a Urrata e à equipe da Orizzonti”, afirmou Triana, convidando-os a estender esse intercâmbio às comunidades e adicionar a iniciativa de rua como parte do Festival de Cinema de Verão.
mem/dpm / fav