Querem que o acordo com o Mercosul seja concluído e pediram à Comissão Europeia (CE) iniciativas para facilitar a ratificação do tratado com a União Europeia (UE) assinado em dezembro.
Isso foi afirmado em uma coletiva de imprensa conjunta em Berlim pelo chanceler alemão Friedrich Merz e pelo primeiro-ministro de Luxemburgo, Luc Frieden.
Eles disseram que querem concluir um acordo com o Mercosul, e ambos incentivaram a presidência da CE a seguir esse caminho.
O acordo entre a UE e os países do Mercosul, que está em período de ratificação após ter sido assinado em dezembro passado, ainda preocupa vários países importantes da UE, como a França e a Itália.
Essas nações estão pedindo um maior equilíbrio no acordo para proteger seus setores agrícolas e para que as regras fitossanitárias europeias sejam respeitadas.
Em seu encontro com Frieden, Merz também destacou o compromisso conjunto da Alemanha e de Luxemburgo com um orçamento da UE mais moderno e flexível antes do início das negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual (MFF).
mem/rfc/bm