Imagens da mídia local mostraram manifestantes nos portões do polêmico centro aguardando o presidente, que, ao chegar ao estado, foi visto ao lado da Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, e do Governador da Flórida, Ron DeSantis.
O governo Trump está convertendo o remoto Aeroporto de Treinamento de Everglades em uma instalação que, no futuro, abrigará até 5.000 pessoas.
“Vamos para Alcatraz Alligator. É a versão da Costa Leste, e promete ser muito emocionante, muito bom”, disse Trump antes de deixar a mansão executiva. “Trabalhamos duro nisso com Ron (DeSantis) e todos, e acho que vai ser fantástico”, enfatizou.
Em um comunicado no dia anterior, Noem declarou: “Alcatraz Alligator e outras instalações semelhantes nos darão a capacidade de prender alguns dos piores criminosos que entraram em nosso país durante o governo anterior.”
A autoridade acrescentou que eles expandirão “as instalações e o espaço para leitos em apenas alguns dias, graças à nossa colaboração com a Flórida. Vamos tornar a América segura novamente.”
De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a visita de Trump será uma oportunidade para ele promover o financiamento de mais instalações desse tipo e esforços para implementar a política de deportação em massa de Trump.
Leavitt descreveu a localização remota da instalação em seu briefing de ontem: “Só há uma entrada, e a única saída é um voo só de ida (…) É isolada e cercada por vida selvagem perigosa e terreno implacável.”
Para a porta-voz, Alcatraz Cayman “é uma maneira eficiente e econômica de ajudar a realizar a maior campanha de deportação em massa da história dos Estados Unidos.”
O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, um aliado de Trump que pressionou pelo projeto, confirmou que não havia muita segurança necessária por um motivo simples: a área é cercada por jacarés e pítons. Grupos ambientalistas estão exigindo a paralisação da construção, alegando que o governo violou a Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção ao construir em terras protegidas. No sábado, eles se reuniram ao longo da rodovia que atravessa os Everglades.
O governo Trump mantém cerca de 55.000 migrantes em seus centros de detenção, um aumento em relação ao final do governo Biden (2021-2025), quando o Departamento de Imigração e Alfândega mantinha cerca de 40.000 pessoas detidas.
jha/dfm/ls