Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

Homenagem poética ao Comandante Ernesto Che Guevara na Itália

Roma, 1 jul (Prensa Latina) A Embaixada de Cuba na Itália acolheu um evento literário sobre a contínua relevância do pensamento e da obra do comandante Ernesto Che Guevara, com uma apresentação do escritor e poeta argentino Héctor Celano.

O autor falou nesse evento organizado pela missão diplomática, realizado no dia anterior, sobre a vida e o legado do líder revolucionário e seu amor pela literatura, refletido em um novo livro que Celano chamou de Hasta la poesía siempre (Até a poesia sempre).

O poeta argentino foi o vencedor, em junho de 1998, do primeiro prêmio do concurso Ciudad del Che, que lhe foi concedido na cidade cubana de Santa Clara, no centro do país, onde apresentou seu poema Sol de polen, que recitou para o público do evento, conduzido pelo conselheiro Damián Delgado, segundo em comando na Embaixada.

Entre os participantes estava a presença de renomados intelectuais italianos, incluindo a escritora de esquerda Geraldina Colotti, que destacou as várias iniciativas realizadas nesse país europeu em apoio ao povo cubano e à sua revolução.

Ela se referiu, em particular, ao livro Poesía contra el Bloqueo (Poesia contra o Bloqueio), uma compilação feita há alguns anos de obras de cerca de 150 autores, em sua maioria italianos, cubanos e venezuelanos, um projeto do qual Celano participou com seu poema Isla Hembra (Ilha Feminina).

Esse poema, juntamente com outros dedicados a Che Guevara, foi apresentado no evento por seu autor, que se referiu à validade desses versos que denunciam o criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba, que se intensificou nos últimos anos, particularmente durante a atual administração de Donald Trump.

mem/ort/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa