Quarta-feira, Julho 02, 2025
NOTÍCIA

Flossie evolui para furacão de categoria 2 na costa mexicana

Cidade do México, 1º jul (Prensa Latina) O Flossie ganhou força hoje, tornando-se um furacão de categoria 2 na costa do Pacífico do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), prevendo chuvas torrenciais em estados como Colima e Michoacán.

Um comunicado da instituição afirma que, às 9h, horário local, a tempestade, localizada 245 km a sudoeste de Manzanillo, Colima, e 740 km a sudeste de Cabo San Lucas, Baja California Sur, tinha ventos máximos sustentados de 155 km/h (95 mph) e rajadas de até 195 km/h (120 mph). As faixas de nebulosidade do sistema — movendo-se para noroeste a 17 km/h (10 mph) — juntamente com a umidade incorporada, mantêm a previsão de chuvas torrenciais (150 a 250 mm) nas costas de Colima e Michoacán. Além disso, ventos intensos (75 a 150 mm) são esperados em Sinaloa (montanhas e sul), Nayarit (norte, montanhas e sul), Jalisco (oeste, litoral e sul) e Guerrero (sudoeste), bem como ventos de 60 a 80 km/h (37 a 50 mph) com rajadas de 100 a 120 km/h (62 a 72 mph) ao longo das costas de Jalisco, Colima e Michoacán.

Especialistas também preveem ventos de 40 a 50 km/h (25 a 31 mph) com rajadas de 60 a 70 km/h (37 a 45 mph) ao longo da costa oeste de Guerrero, e ondas de cinco a seis metros (16 a 21 pés) de altura em Jalisco, Michoacán e Colima, e de 3,5 a 4,5 metros (11 a 15 pés) na costa oeste de Guerrero. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mantém uma zona de alerta de tempestade tropical de Punta San Telmo, Michoacán, a Playa Pérula, Jalisco, e uma zona de alerta de tempestade tropical de Zihuatanejo, Guerrero, a leste de Punta San Telmo, e do norte de Playa Pérula a Cabo Corrientes, Jalisco.

As autoridades alertaram que as chuvas podem causar deslizamentos de terra, elevação dos níveis de rios e córregos e inundações em áreas baixas dos estados mencionados. Eles pediram à população que preste atenção aos alertas do SMN e siga as recomendações da Proteção Civil.

De acordo com informações oficiais, a temporada de furacões deste ano deverá ser próxima ou ligeiramente acima da média, com a formação de 13 a 17 tempestades no Atlântico e de 16 a 20 no Pacífico. Em 19 de junho, o furacão Erick, o primeiro furacão da temporada no Pacífico, atingiu a parte ocidental do estado de Oaxaca como categoria 3, deixando um morto, danos a milhares de casas naquele estado e em Guerrero, bem como à infraestrutura elétrica e rodoviária.

jha/las/ls

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa