O senador do Partido Colorado, Robert Silva, disse que a Comissão de Assuntos Trabalhistas analisará a questão e discutirá com o ministro o papel do Estado nesse cenário.
A Comissão recebeu o presidente da CIPU, Juan Rica-Zuchelli, que também se reuniu com Castillo e o secretário da Presidência, Alejandro Sánchez.
O Sindicato Único Nacional de Trabajadores del Mar y Afines (Suntma), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos e Aliados, solicitou a incorporação de um membro extra da tripulação por navio para cobrir as vigias. “É uma medida mínima para garantir o descanso e a segurança das tripulações”, disse ele.
O poder executivo propôs que o novo marítimo fosse um estudante da Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU) ou da Escola Naval, embora o sindicato dos empregadores tenha rejeitado a proposta por motivos logísticos e de custo.
As negociações estão paralisadas e cerca de trinta navios ainda estão atracados no porto enquanto o conflito afeta o setor, com a maioria das trabalhadoras na folha de pagamento e perdas que os empregadores estimam em 15 milhões de dólares.
mem/ool/bm