Quarta-feira, Julho 02, 2025
NOTÍCIA

Cuba agradece à ALBA-TCP por condenar nova agressão dos EUA

Havana, 1º de julho (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, agradeceu hoje à ALBA-TCP e seus Estados-membros por condenarem as novas medidas agressivas e o endurecimento do bloqueio contra Cuba aprovados pelo governo dos Estados Unidos.

Em sua conta X, o ministro divulgou um comunicado no qual os países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Acordo Comercial dos Povos (ALBA-TCP) denunciam que o Memorando Presidencial dos EUA “visa impactar severamente todos os setores da sociedade cubana”.

De acordo com o texto da entidade regional, a política da Casa Branca prejudicará o turismo, a saúde, os processos migratórios, o intercâmbio cultural, acadêmico e científico e o acesso à tecnologia, entre outras áreas.

O verdadeiro objetivo do governo dos Estados Unidos é tomar Cuba e controlar seu destino, afirmou a ALBA-TCP.

Por meio da própria rede social, Rodríguez também expressou seu agradecimento pela posição do governo e do povo venezuelanos em rejeitar o documento divulgado pelo governo dos Estados Unidos, que intensifica a hostilidade contra a ilha caribenha e intensifica o bloqueio genocida contra seu povo.

Ele também expressou sua confiança de que “temos solidariedade venezuelana e amplo apoio internacional”, escreveu o chanceler cubano.

Na véspera, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um Memorando Presidencial que estabelece medidas coercitivas contra Cuba em linha com as de seu primeiro mandato, revogando as implementadas por seu antecessor, Joe Biden, que haviam permitido algumas trocas bilaterais.

rc/lld/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa