Sob o lema Mais consciência para um ambiente saudável, participam quase 700 especialistas cubanos e mais de 70 estrangeiros da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Haiti, México, República Dominicana, Santa Lúcia e Suriname.
Esse evento, realizado a cada dois anos, é uma oportunidade valiosa para reunir um amplo espectro de atores comprometidos com a sustentabilidade do planeta, de acordo com o comitê organizador.
Os temas propostos são altamente atuais e de grande importância no contexto cubano e global, desde a educação ambiental até as mudanças climáticas.
O Cubambiente 2025, tanto presencial quanto on-line, é organizado pela Agência Ambiental do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, juntamente com outras entidades e organizações.
O XV Congresso de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, o XIV Congresso de Áreas Protegidas, o XII Congresso de Gestão Ambiental e o X Congresso de Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade serão realizados como parte do evento.
Também serão realizados o IX Congresso sobre Mudanças Climáticas, o VII Congresso sobre Política, Justiça e Direito Ambiental, o III Congresso sobre Ciências Geoespaciais e Risco de Desastres, o VI Colóquio sobre Transporte e Meio Ambiente.
Além disso, serão realizados o II Encontro Internacional de Fundações e Organizações da Sociedade Civil, Unidos pelo Clima, o Simpósio “Jovens do Mundo para o Desenvolvimento de um Meio Ambiente Saudável e Inclusivo” e o Painel de Mulheres na Ciência e no Meio Ambiente.
De acordo com o programa, como nas edições anteriores, haverá uma Feira de Exposição Associada de Tecnologias, Projetos e Experiências Ambientais.
mem/dla/bm