Como presidente da organização neste ano, a Malásia realizou esta mesa redonda de dois dias para promover o intercâmbio entre especialistas em saúde mental, figuras religiosas, formuladores de políticas, autoridades governamentais, representantes da sociedade civil e jovens.
De acordo com a Ministra da Juventude e Esportes da Malásia, Hannah Yeoh, o evento atingiu seu objetivo de reunir participantes de diversas origens na cidade costeira de Kota Kinabalu, no norte de Bornéu.
Ela enfatizou que o fórum foi crucial, pois os resultados do Estudo do Índice de Saúde Mental Juvenil da Malásia de 2023 indicaram que a saúde mental de pessoas de 15 a 30 anos permaneceu em um nível moderado.
Para abordar uma questão tão relevante, a autoridade enfatizou a discussão e a cooperação de especialistas médicos, representantes de jovens e grupos religiosos.
O painel principal de discussão girou em torno do tema: “A Voz da Juventude da ASEAN: Empoderando Mentes, Garantindo o Bem-Estar”.
O evento teve como objetivo abordar os desafios de saúde mental da juventude da ASEAN por meio da cooperação regional, do compartilhamento de melhores práticas e da promoção de advocacy inclusiva para aumentar a alfabetização em saúde mental e melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental.
Além da Malásia, o grupo da ASEAN inclui Indonésia, Cingapura, Tailândia, Filipinas, Vietnã, Laos, Camboja, Brunei e Mianmar.
mem/msm/glmv