O último balanço do Sistema de Emergência Nacional (Sinae) indica que 409 vagas em centros de acolhimento estavam ocupadas na quinta noite da operação.
Por sua vez, o Ministério do Desenvolvimento Social (Mides) prestou assistência de abrigo a um total de 2.050 pessoas (1.316 em Montevidéu e 734 no interior do país).
Paralelamente, 14 equipes de recrutamento estão vasculhando a área metropolitana em busca de pessoas em situação de rua para transferência para abrigos.
Foram registrados cinco casos de “evacuação obrigatória”, segundo o relatório do Sinae.
“Como parte da avaliação e ajuste da operação, foi decidido que as equipes destacadas em campo iniciem o processo de recrutamento de pessoas em situação de rua mais cedo, a fim de agilizar sua transferência para abrigos e tornar a operação mais eficaz”, diz o comunicado.
Os serviços de vacinação e processamento de documentos de identidade para pessoas em situação de rua sem documentos começaram nos centros de evacuação. Também foi anunciado que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca vacinará os animais de estimação que acompanham os evacuados.
O plano de contingência continuará pelo menos até terça-feira, já que o país está passando por uma onda de frio polar, e temperaturas muito baixas e ventos fortes são esperados na segunda e terça-feira.
ode/ool/hb