De acordo com a página oficial do Ministério da Defesa no Telegram neste sábado, os sistemas de defesa aérea interceptaram e destruíram nove veículos aéreos não tripulados sobre a Península da Crimeia, seis na região de Bryansk e cinco sobre a região de Smolensk e o Mar Negro.
O comunicado da agência militar acrescenta que mais dois dispositivos foram neutralizados sobre o Mar de Azov e um drone foi destruído sobre as regiões de Oryol, Belgorod e Kaluga, respectivamente. O Ministério da Defesa ainda não relatou nenhuma vítima ou dano material decorrente da queda dos drones ucranianos.
Territórios russos que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, bem como a Península da Crimeia, relatam regularmente impactos de bombas, incursões de drones e outros ataques vindos do outro lado da fronteira, forçando os moradores a buscar refúgio em outros lugares.
Nos últimos meses, a Ucrânia concentrou seus ataques de drones em refinarias, depósitos de combustível e outras instalações da indústria petrolífera russa, principalmente nas províncias fronteiriças, mas também em áreas mais remotas, como Nizhny Novgorod, Bashkortostan e Tartaristão.
jha/gfa/glmv