Durante a reunião, Xi destacou que este ano se comemora o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e que as relações bilaterais têm mantido um bom impulso.
A nação sul-americana se juntou à grande família da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), e a China e o Equador assinaram um acordo de livre comércio, realizando uma cooperação frutífera em áreas como energia, mineração, eletricidade e construção de infraestrutura, disse o líder chinês.
Ele acrescentou que a China sempre considerou e desenvolveu relações com o Equador a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e está disposta a trabalhar com a nação sul-americana para avançar a parceria estratégica abrangente.
Ele também enfatizou que os dois países devem ser bons parceiros, buscando o desenvolvimento comum, e pediu aos dois lados que continuem a apoiar os interesses fundamentais e aumentem os intercâmbios na governança do Estado.
Xi incentivou os dois lados a realizar efetivamente os principais projetos de cooperação, impulsionar o comércio bilateral, aumentar os intercâmbios em educação, cultura, mídia e juventude e implementar os resultados da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Por sua vez, Noboa, que chegou à China para o fórum Davos Summer 2025 no município de Tianjin, disse que admira o desenvolvimento do gigante asiático que impressiona o mundo e que seu país sempre se lembrará do grande apoio e assistência da China para seu desenvolvimento social e econômico.
O Equador espera aprofundar as relações com a China e aumentar a cooperação em comércio, ciência e tecnologia, cultura, educação e juventude, acrescentou o visitante.
Após sua reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de um plano de cooperação para promover a BRI.
mem/nvo/bm