Terça-feira, Julho 01, 2025
NOTÍCIA

Operação de baixa temperatura continua no Uruguai

Montevidéu, 27 jun (Prensa Latina) O alerta vermelho por baixas temperaturas continua hoje no Uruguai e permanecerá em vigor, pelo menos até a próxima terça-feira, devido às condições climáticas.

A medida implica a evacuação obrigatória de pessoas em situação de rua e se dá no marco da onda de frio que afeta o país desde domingo.

O diretor do Sistema Nacional de Emergência, Leandro Palomeque, informou que as providências de atendimento foram reforçadas, com um total de 1.299 pessoas alojadas em abrigos administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e 293 em centros de evacuação criados para a emergência.

O vice-diretor da Polícia Nacional, Alfredo Clavijo, indicou que 213 transferências foram realizadas em veículos da polícia, das quais 71 foram em Montevidéu e 32 no departamento de Maldonado, a leste daqui.

Ele relatou uma hospitalização compulsória, em conformidade com uma lei que prevê a hospitalização de pessoas que, de acordo com prescrição médica, correm risco de vida se passarem a noite nas ruas.

Também foram registradas cinco prisões por desacato ao tribunal, todas com posterior liberação, de pessoas sem-teto que se recusaram a ser evacuadas. Novas capacidades de abrigo foram abertas em Montevidéu, onde um escritório móvel de identificação civil também foi implantado para melhorar o acesso a serviços de saúde e vacinas para a população assistida.

npg/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa